Trocas e Devoluções - Wolff
1. Canais de Atendimento
1.1. Motivos da recusa de mercadoria
1.3. Solicitação de Devolução total
1.3. Processo de Retorno da Mercadoria
2. Devolução no ato da entrega
2.1. Motivos da recusa de mercadoria
3. Devolução após a entrega
3.1.Prazo para Contestação
3.2.Motivos que justificam a devolução após a entrega
3.3. Como solicitar a devolução de mercadoria recebida
4. Processo de devolução
4.1.Formulário de Devolução
4.2.Análise da devolução
4.3.Recusa da Devolução
4.3.1. Motivos de Recusa da Devolução
4.4. Aceite da Devolução
4.5. Emissão de Nota Fiscal de Devolução
4.6. Retorno dos Produtos
4.7. Descarte de Produtos
4.8. Estorno Financeiro – compras pagas no boleto
4.9. Estorno Financeiro – compras pagas no Cartão de Crédito ou Pix
Política de Trocas e Devoluções - Pessoa Jurídica
Com a finalidade de manter transparência e credibilidade junto a nossos clientes, disponibilizamos nossa Política de Troca e Devoluções de Produtos para Pessoa Jurídica.
1. Canais de Atendimento para Solicitar ou Consultar Devoluções
• Wolff: WhatsApp: 11913003275 / E-mail: trocas@rojemac.com.br
• Lyor: WhatsApp: 11 947932913 / E-mail: trocas@lyor.com.br
• Formulário para solicitação de devolução:
https://formulario-cliente.gruporojemac.com.br
2. Devolução no ato da entrega
Recomendamos que o cliente faça a conferência no ato da entrega dos produtos adquiridos, ainda na presença da transportadora, se possível. Quando houver grandes volumes de caixas, inviabilizando a conferência de cada item, o cliente poderá fazer a conferência detalhada posteriormente ao recebimento.
Se na conferência imediata dos volumes, for identificada alguma irregularidade, motivando o cliente a fazer a recusa total, deverá fazer uma ressalva na nota fiscal e fazer a recusa para a transportadora. Na ressalva da NF deve constar o registro da ocorrência, o motivo da devolução e a assinatura do responsável pela conferência. Recomendamos que o cliente acione um dos nossos canais de atendimento, para comunicar o não recebimento da mercadoria.
O Centro de Distribuição da Rojemac receberá a mercadoria e a nota fiscal (com ressalva do cliente) pela transportadora, fará a conferência do produto e aplicará processo interno.
2.1. Motivos da recusa de mercadoria
• Caixas violadas ou danificadas
• Produtos avariados
• Produtos com defeitos
• Divergências nas quantidades dos itens
• Produtos não solicitados
• Produtos em desacordo com o pedido
• Volume com identificação incorreta
• Não reconhece a compra
2.1.1. Se o cliente desconhece a compra:
Deverá acionar imediatamente o grupo Rojemac, através dos canais indicados no item 1.
3. Devolução após a entrega
3.1.Prazo para Contestação
O prazo é de 30 dias corridos, a partir da data de emissão da Nota Fiscal de venda, para contestar irregularidades nos produtos entregues. Se for o caso, poderá solicitar a devolução. Em situações específicas (ex: defeitos de fabricação ocultos percebidos a longo prazo) o prazo de devolução se estende para 90 dias.
3.2.Motivos que justificam a devolução após a entrega após a entrega
Desde que sejam evidenciados, os motivos abaixo serão considerados para aceite da devolução.
• Caixas violadas ou danificadas
• Produtos avariados
• Produtos com defeitos
• Faltas
• Produtos em desacordo com o pedido
3.2.1.Devolução por arrependimento:
Não aplicável para cliente pessoa jurídica que realiza revenda dos produtos adquiridos, exceto nos casos em que a compra for destinada a consumo próprio. A única aplicação a ser avaliada seria em caso de insolvência.
3.3. Como solicitar devolução de mercadoria recebida
3.3.1.Havendo intenção de efetuar a devolução de produtos, o cliente deve entrar em contato nos canais disponíveis acima no item 1 ou já antecipar o preenchimento do formulário de devolução no link indicado.
3.3.2. Nossa equipe irá analisar a solicitação e responderá a mensagem, em até 24 horas, com orientações de como proceder no processo de devolução.
4. Processo de devolução
4.1. Formulário de devolução
O cliente deverá preencher um formulário de devolução (https://formulario-cliente.gruporojemac.com.br) , discriminando informações cadastrais, número da nota fiscal, itens a serem devolvidos, motivo da devolução, quantidade, código e nome do produto relacionado. Também será necessário enviar imagem dos produtos com evidências
4.2.Análise da devolução
A empresa vai analisar as informações, evidências, data da NF, para confirmar a viabilidade da devolução, em até 05 dias úteis.
4.3. Recusa da Devolução
Se a devolução for recusada, o cliente receberá um retorno comunicando o fato e os motivos considerados. O retorno será feito pelos canais de contato utilizados pelo cliente anteriormente e/ou cadastrados em nosso sistema.
4.3.1. Motivos da recusa da devolução
• Nota fiscal fora do prazo
• Falta de evidências sobre o estado do produto a ser devolvido
A devolução, estando de acordo com os requisitos de prazo e evidências, será autorizada. O cliente será comunicado e orientado sobre como proceder. O retorno será feito pelos canais de contato utilizados pelo cliente anteriormente e/ou cadastrados em nosso sistema.
4.5. Emissão da Nota Fiscal de Devolução
4.5.1. O cliente Pessoa Jurídica será orientado a emitir Nota Fiscal de Devolução (NFD) dos produtos relacionados.
4.5.2. O cliente deverá nos enviar a Nota Fiscal de Devolução com todos os campos devidamente preenchidos, através de nossos canais de atendimento.
4.6. Retorno dos Produtos
Se os itens especificados no formulário estiverem em bom estado e em condições de utilização, o cliente será orientado sobre como deverá proceder com o retorno da mercadoria para o Centro de Distribuição. Poderá retornar via Coleta ou via Correios em situações específicas.
• Coleta:
Cliente será informado sobre o prazo de coleta
A transportadora de escolha do Grupo Rojemac irá até o local indicado para retirada da devolução.
É necessário que a mercadoria esteja de acordo com o procedimento informado.
O prazo médio de coleta é de até 7 dias, mas pode variar de acordo com a região.
• Correios:
Com a Nota Fiscal de Devolução validada, nossa equipe irá disponibilizar ao cliente o código de postagem para envio da mercadoria via Correios. O código terá validade de 30 dias.
Após a postagem, o cliente deve direcionar o comprovante dos correios para um de nossos canais de atendimento.
Após o recebimento da mercadoria e conferência, notificaremos o cliente do recebimento dos itens e daremos sequência ao estorno financeiro ou reposição.
4.7. Descarte de Produtos
Caso seja identificado que os produtos estejam avariados ou sem condições de usabilidade, o cliente será orientado a fazer o descarte.
4.8. Estorno Financeiro - compras pagas no boleto
4.8.1.Crédito/Abatimento
Para solicitações efetuadas com emissão de Nota Fiscal de Devolução (NFD) será concedido o estorno do valor dos itens somado aos impostos. O crédito será aplicado como desconto em boletos futuros ou próximas compras.
Para solicitações efetuadas, sem emissão de Nota Fiscal de Devolução, considerando as informações preenchidas no formulário do cliente, o crédito será concedido como desconto em boletos futuros ou próximas compras. O valor será equivalente ao preço dos itens devolvidos.
4.8.2. Transferência bancária
Será concedido crédito com transferência bancária quando não houver boletos em aberto ou intenção de próxima compra.
4.8.3. Prazo para estorno
O prazo será de até 30 dias úteis, após o recebimento da mercadoria no CD do Grupo Rojemac, desde que a conferência valide as condições do produto.
4.9. Estorno Financeiro – compras pagas no cartão de crédito ou Pix
Pix: O estorno será feito em até 7 dias úteis, após o recebimento da mercadoria no CD do Grupo Rojemac, desde que a conferência valide as condições do produto.
Cartão de Crédito: O estorno será feito na próxima fatura e o prazo será de até 30 dias úteis, após o recebimento da mercadoria no CD do Grupo Rojemac, desde que a conferência valide as condições do produto.